Relatório do Projeto

 

Neste Relatório foram destacadas as principais atividades do projeto e outputs de forma sumária. Foram disponibilizados os links para que seja possível aceder aos respetivos documentos.

Atividades e indicadores presentes no relatório:

– Webinar de apresentação do projeto: 5 de dezembro de 2022, 44 participantes.

– Programa de prevenção Primária de estereótipos de género e promoção da igualdade de género nas escolhas vocacionais: realizadas 360 sessões (2022-2023 e 2023-2024) em 6 agrupamentos e 2 escolas não agrupadas nos distritos do Porto e Setúbal, contando com a participação de 24 grupos-turma e abrangendo um total de 596 alunas/os, dos quais 295 foram rapazes e 301 foram raparigas.

– Visitas guiadas: 8 visitas, uma por escola, contando com a participação de 467 alunas/os.

– Role Model Programme – Programa de Mentoria Jovem: 8 sessões de mentoria, contando com a participação de 475 alunas/os.

– Round Table Internacionais: realizadas 4 mesas redondas com participantes de vários países para discussão dos resultados do projeto, planeamento do estudo e elaboração conjunta de campanha de sensibilização.

– Estudo sobre as Perceções e opiniões de jovens sobre atributos pessoais e escolhas vocacionais e profissionais de homens e mulheres: realizado com recurso à aplicação de um questionário sobre escolhas vocacionais e profissionais de jovens a frequentar o 3.º ciclo de estudos em escolas portuguesas de 4 regiões: Porto, Lisboa, Viseu e Évora. Foram ainda desenvolvidos quatro Focus Groups em escolas dos Distritos de Lisboa e do Porto.

– Formação de profissionais: quatro edições de uma ação de formação com o objetivo de promover a prevenção de estereótipos de género nas escolhas vocacionais e profissionais das crianças e das/os jovens em contexto escolar, permitindo a partilha de conhecimentos e reflexões entre docentes e outras/os profissionais do contexto escolar. Participaram nestas formações 25 profissionais.

– Manual de Boas Práticas: este e-book pretende apoiar as práticas educativas a desenvolver pelas/os técnicas/os de educação no âmbito da prevenção de estereótipos de género nas escolhas vocacionais e profissionais das/os jovens, privilegiando uma abordagem holística e interdisciplinar, tendo como objetivo geral o combate à segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais das/os jovens.

– Podcast Free Choices: promove conversas com profissionais de referência que têm um papel determinante na mudança do paradigma de segregação vocacional e profissional com base no género em Portugal. No total, foram apresentados 14 episódios, sendo doze (12) com profissionais, um (1) dedicado à apresentação do estudo e um (1) à apresentação dos resultados do projeto Free Choices.

– Lives no Instagram: tiveram como objetivo dar a conhecer profissionais, empresas e associações que possuem um papel determinante para a mudança do paradigma de segregação vocacional e profissional com base no género em Portugal. No total foram realizadas seis conversas em direto no Instagram do Projeto Free Choices da UMAR.

– Campanha “Estereótipos não fazem o meu género”: o objetivo é esclarecer as/os jovens sobre a importância das escolhas profissionais livres e fornecer elementos de informação para que as/os suas/seus pares possam conhecer os resultados do estudo. Considerando o público mais jovem o alvo central, todo o conteúdo da campanha foi criado com linguagem simples e acessível. Foi concebida para disseminação através das redes sociais, nomeadamente no Instagram, website e TikTok.

– Encontro Final com as/os jovens: Distrito de Setúbal – 1 de março, Distrito do Porto – 5 de março: nestes eventos os/as participantes no Free Choices realizaram um produto artístico para apresentação às/aos suas/seus pares no âmbito dos temas refletidos durante as sessões do Projeto decorridas nos últimos 18 meses. 472 participantes

– Seminário Internacional: 20 de março de 2024 no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG). Neste evento, além de apresentados os principais resultados do projeto e os resultados do estudo sobre estereótipos de género nas escolhas vocacionais e profissionais, foram também realizadas importantes intervenções, reflexões e partilhas que refletem a importância da intervenção em contexto escolar para a prevenção de estereótipos nas escolhas vocacionais e profissionais das/os jovens. 114 participantes.

Download: Relatório Final